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Através do uso racional de reconhecidas ferramentas de Gestão e Qualidade, alinhadas a um objetivo estratégico e com um método de aplicação inovador, a KMC pode ajudá-lo a desenvolver sua equipe de trabalho, aumentar a satisfação de seus Clientes e melhorar seus resultados financeiros.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O Roadmap da Qualidade Total


Identificando o nível de maturidade de sua Empresa, você poderá entender melhor o que ainda lhe falta para atingir seus objetivos estratégicos e onde você pode ter ganhos rápidos que lhe mostrarão o caminho a seguir.






A Gestão para a Qualidade Total, ou TQM, foi desenvolvida na década de 1960, e modelou a maneira de muitos engenheiros e administradores de pensar a Qualidade nas organizações. A TQM colocou todos os colaboradores da Empresa em sintonia para buscar atingir elevados níveis de produtividade, além de aumentar a satisfação do cliente através de menor número de defeitos e menores custos de fabricação, melhorando portanto o resultado financeiro da Empresa.

Através dos anos, porém, tantas foram as ideias e os modelos para se implantar a Qualidade Total, que algumas empresas acabaram colecionando diferentes iniciativas que nunca chegaram a atingir um ponto tal que pudesse ser classificado como Qualidade Total. A taxa de insucesso é alta e os colaboradores envolvidos no projeto se sentem frustrados, pois não conseguem entender as razões pelas quais iniciativas tão nobres acabam "morrendo na praia".

Percebe-se, entre outros fatores, que nem sempre há uma preocupação em mapear o nível de maturidade da organização antes que as iniciativas de melhoria sejam planejadas. Na verdade, isso deveria ser parte integrantes de qualquer projeto de melhoria. Afinal, se não se sabe de onde se está partindo, como saber onde chegar? E como definir qual é o caminho a seguir?

Convido-o a olhar para a figura acima. Nela, você verá uma árvore cheia de frutos. Muitas vezes estamos mirando aqueles frutos lá de cima, os quais nos parecem maiores e portanto mais atrativos do que os menores, deixando de lado os mais próximos que poderiam nos propiciar ganhos rápidos.

Mais do que isso, a verdade é que sem uma base estrutural boa, nenhum programa de melhoria segue adiante. Ao implantar programas de Gestão para a Qualidade Total, a organização deve fazer uma leitura muito crítica de sua atual posição em relação aos conhecimentos já internalizados e solidificar aqueles que ainda não estejam totalmente implantados, de modo a que se tenha uma clara visão do nível em que a Empresa e seus colaboradores se encontram. É preciso que uma ferramenta de diagnóstico seja empregada para que a Empresa tenha critérios claros para se auto-avaliar.

É importante reforçar que muitas organizações apenas tem certas ferramentas em uso no papel, ou mesmo que tem um conhecimento prévio de certos modelos e não os emprega na prática. Isso pode levar os planejadores a entender que tais ferramentas já são conhecidas e que será fácil colocá-las em uso, mas é preciso ter o cuidado de perguntar antes o porquê dessa ferramenta ainda não estar em uso. Será a cultura da Empresa que não vê valor em seu emprego? Ou será que há apenas um conhecimento superficial daquela técnica específica?

Faça essa pergunta e olhe para sua própria organização. Tente entender onde a sua Empresa está nesse caminho. Questione de maneira séria qual é o nível de maturidade da sua organização. Aí sim, você será capaz de determinar claramente quais devem ser os seus primeiros passos, consolidando aquilo que se sabe e buscando novos conhecimentos onde eles serão realmente necessários. Sem perder os objetivos maiores de vista.

Se você quer saber mais sobre Qualidade Total, ou quer fazer uma avaliação do nível de maturidade em sua Empresa, entre em contato conosco e agende uma visita. Estamos a disposição para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

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