Somos a KMC, empresa especializada em consultoria empresarial nas áreas de Gestão do Conhecimento, Qualidade, Melhoria de Processos e Gestão Estratégica.
Através do uso racional de reconhecidas ferramentas de Gestão e Qualidade, alinhadas a um objetivo estratégico e com um método de aplicação inovador, a KMC pode ajudá-lo a desenvolver sua equipe de trabalho, aumentar a satisfação de seus Clientes e melhorar seus resultados financeiros.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sua Empresa tem um Plano de Contingência para a Crise Hídrica?

O que nossas Empresas estão fazendo para preparar-se para a Crise Hídrica que afeta a Região Sudeste, especialmente São Paulo?



As cabeceiras dos rios que formam o Sistema Cantareira precisam receber pelo menos 3 vezes mais chuva que as médias registradas nos últimos 10 anos para poder recuperar seu volume armazenado, segundo o Consórcio PCJ, associação das prefeituras das cidades abastecidas pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O problema é que o Sistema Cantareira continua registrando os menores índices pluviométricos de sua história, e a SABESP, administradora do sistema, já bombeou quase a totalidade da primeira cota do chamado "volume morto". Segundo a SABESP, as demais cotas do "volume morto" seriam suficientes para abastecer a Grande SP até Abril de 2015, quando se inicia a próxima estação seca. Resta-nos apenas esperar que este verão seja especialmente chuvoso, ao contrário dos últimos verões, o que até esse momento, não é o caso.

Enquanto nós, como cidadãos, nos preocupamos em economizar o máximo possível da (pouca) água restante, com banhos mais curtos e sem lavar calçadas e molhar plantas, temos também a obrigação de questionar-nos: o que estamos fazendo em nossas empresas para minimizar o impacto da situação? E, se realmente houver cortes do abastecimento, como isso será gerenciado?

A verdade é que a maioria das Empresas não possui qualquer Plano de Contingência. Claro que existem indústrias mais ou menos dependentes da água em seus processos produtivos, mas em última análise é preciso considerar as pessoas que nela trabalham. E de nada adianta culpar o Governo ou a falta de investimentos, pois a causa raiz está muito além do nosso controle: falta chuva!

Umas poucas empresas investiram em poços artesianos, ou mesmo estão próximas de fontes minerais suficientes para manter seu abastecimento. Menor ainda é o número de Empresas trabalhando para implantar sistemas de reuso da água em suas instalações, ou mesmo para prevenir as perdas. Quais Empresas, porém, possuem um Plano de Contingência sério, que prepare a Organização para enfrentar um desabastecimento longo e generalizado de um recurso tão importante?

O que você está fazendo em sua Empresa para prepará-la para enfrentar a Crise Hídrica? Deixe sugestões e comentários.

E continue rezando para que venha muita chuva!




Nenhum comentário:

Postar um comentário