Somos a KMC, empresa especializada em consultoria empresarial nas áreas de Gestão do Conhecimento, Qualidade, Melhoria de Processos e Gestão Estratégica.
Através do uso racional de reconhecidas ferramentas de Gestão e Qualidade, alinhadas a um objetivo estratégico e com um método de aplicação inovador, a KMC pode ajudá-lo a desenvolver sua equipe de trabalho, aumentar a satisfação de seus Clientes e melhorar seus resultados financeiros.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Estratégia no Mundo dos Negócios

Muitos falam sobre Estratégia nas Empresas. Você sabe o que é Estratégia? Como empregar algo sem conhecer corretamente sua definição? Quais são os componentes da Estratégia da sua empresa?



Se você já se interessou por Estratégia, deve ter lido ou ouvido falar de Sun Tzu, o autor do famoso livro "A Arte da Guerra". De Sun Tzu à Clausewitz, temos ainda Miyamoto Musashi, samurai autor do "Livro dos Cinco Anéis", e ainda Niccolò di Macchiavelli, ou simplesmente Maquiavel, mais conhecido por sua obra "O Principe", mas também autor de "Dell'Arte della Guerra". Não os conhecia? Se você não frequentou uma Escola Superior Militar, provavelmente as obras desses autores realmente não são sua especialidade. E exceto por Sun Tzu, os demais não costumam ser citados nos cursos de MBA.

A palavra "estratégia" deriva do grego "stràtegós" ("stratos" = exército, "ago" = liderança), e significa a arte da liderança de um exército. Portanto, trata-se de uma liderança com o objetivo de derrotar o inimigo em uma guerra. Esse conceito foi trazido para o mundo corporativo tendo como correlação a necessidade de liderar os esforços da Empresa (o "exército") para atingir seus objetivos derrotando seus competidores (o "inimigo) no mercado (o "campo de batalha").

Portanto, Estratégia é a arte de liderar para se atingir objetivos. Da definição de quais são esses objetivos e quais os meios para liderar os esforços de toda a organização para que sejam atingidos deriva a Estratégia Corporativa. Muitos também confundem Estratégia com Tática, mas esse será assunto de outra postagem.

A Estratégia é composta, no mundo dos negócios, por alguns elementos. O mais conhecido deles é o trio "Missão, Visão e Valores". Além desses também fazem parte da Estratégia:

- Plano de Negócios
- Planejamento Financeiro
- Gestão de Riscos
- SWOT (analise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
- Retorno de Investimentos
- Plano de Continuidade de Negócios (BCP)

Esses elementos devem interagir entre sí para formar a Estratégia da Empresa. A visão macro deve gerenciar todos os trabalhos em todos os níveis da organização. Na maioria das Empresas, esses elementos são documentos distintos, trabalhados e criados separadamente, sem que haja uma integração deles ou uma preocupação em como fazê-los serem entendidos por todos os níveis.

Se trabalhados em conjunto, porém, mostram uma força espetacular, pois sua uniformidade de conceitos leva a um real planejamento com objetivos claros, onde as prioridades serão entendidas por todos, e não somente por uns poucos que tiveram acesso à informação privilegiada. A integração desse elementos leva à disseminação deles como Conhecimento à todos os colaboradores, que passarão a utilizá-los na prática, no dia-a-dia.

Gostaria de saber mais sobre Estratégia Empresarial? Entre em contato conosco através do blog, do email ou telefone. Agende uma visita e conheça os serviços da KMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário