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segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A Arte da Guerra para Empresas




Este é o primeiro de uma série de postagens sobre o tema, explorando os ensinamentos do Mestre Sun Tzu. Sua obra tornou-se um clássico, mas suas muitas traduções e interpretações levaram a divergências entre diversos autores, especialmente no contexto empresarial. Assim, os textos serão introduzidos sempre citando o autor diretamente, e assim você poderá ler e concluir por si só. Se não concordar com a interpretação, comente. Este espaço é livre e está aberto ao debate, afinal ninguém é dono da verdade!

Lendo Sun Tzu, "A Arte da Guerra", no verso 28 está escrito:


"Se as avaliações realizadas no Templo antes do início das hostilidades apontarem para a vitória, será porque os cálculos mostram que a sua própria força é superior à do inimigo. Se apontarem para a derrota, será porque os cálculos mostram que a sua própria força é inferior à do inimigo. Com muitos cálculos é possível vencer, com poucos não é possível, mas sem nenhum cálculo as probabilidades deixam de existir! Com isso quero dizer que , examinando-se a situação, os resultados surgirão com clareza."

Este verso do mais famoso livro de Estratégia, e que ainda hoje é a base de muitos estrategistas militares e empresariais, é de difícil tradução de seu original, e não se sabe exatamente que fatores eram computados à época para a elaboração de tais "cálculos". Pode-se supor porém, que, usando instrumentos aritméticos básicos como o ábaco, comparava-se os cinco elementos da Estratégia, que Sun Tzu apresenta em seu verso 3 (Moral, Clima, Terreno, Comando e Doutrina), de seus inimigos aos seus próprios e assim obtinha-se uma previsão do resultado da batalha.

Pode-se fazer uma analogia ao mundo empresarial moderno com o livro "A Arte da Guerra" em diversos aspectos, e muitas são as interpretações de cada autor. Neste trecho em particular, vejo claramente a similaridade aos Planos de Negócios: Com muitos cálculos é possível vencer, mas sem nenhum as probabilidades deixam de existir!

Isso só mostra o quanto desde tempos imemoriais, a necessidade de se planejar de maneira formal e com números está intimamente ligada ao sucesso ou não de uma empreitada. Você pode até conhecer exemplos de empresas de sucesso que iniciaram sem um Plano de Negócios estabelecido, mas poucas são as reais chances de sucesso.

Se você ainda não se dispôs a fazer um Plano de Negócios para sua empresa, faça-o o mais cedo possível. Considere os elementos que trarão sucesso e aqueles que representam um risco ao seu negócio e inclua ações para mitigar esses riscos. Entenda onde você é forte e onde é fraco, e trabalhe para executar seus planos.

Estratégia não é arte, é uma ciência. É a ciência do planejamento para se atingir um objetivo. Conhecendo seus objetivos e usando-se esses conhecimentos as suas chances de sucesso serão imensamente superiores.

Quer saber mais? Ligue-nos. KMC Consultoria.

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